quarta-feira, 2 de novembro de 2011

494 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE

No último dia 31 de outubro, enquanto os noticiários em todo mundo divulgavam a incrivel marca 
7 bilhões de seres humanos, uma data também muito importante teve menor divulgação. Neste dia comemorou-se  os 494 ANOS  DA REFORMA PROTESTANTE. Pela falta de ensino em nossas escolas e o que é pior, em nossas igrejas, temos deixado de lado essa data importante para as igrejas, pois foi após a luta de MARTINHO LUTERO que através da tradução e publicação das Escrituras, elas se popularizaram e chegaram até o povo. Saiba um pouco dessa história:
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses, protestou contra diversos pontos da  doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes
europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do  Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria.

BASES DA REFORMA PROTESTANTE
1º. Sola Scriptura - Somente a Escritura.
Isto quer dizer que nós devemos tomar somente as Escrituras Sagradas, ou seja, a Bíblia, como única regra de fé e prática, como única fonte e norma de todo o conhecimento cristão .  Somente a Bíblia e nada mais.

2º. Sola Gratia - Somente a Graça.
O que isto quer dizer é que somente pela graça de Deus, e não por qualquer mérito humano, é que podemos ser salvos e podemos viver de acordo com o que a Palavra de Deus nos ensina. É Deus, pela sua graça, que vai ao encontro do pecador para salvá-lo. É Deus, pela sua graça,que capacita a nós, pecadores, para vivermos de acordo com sua Palavra. Não é pelo esforço do próprio homem, nem pela sua própria vontade. Como está escrito em Ef. 2: 8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”.

3º. Sola Fide - Somente a Fé
É mediante a fé, que é dom de Deus, e somente por ela, é que somos justificados pelo sacrifício de Cristo na cruz. Não por obras, para que ninguém se glorie. Como nos já referidos textos Rm. 1:16-17 e Ef. 2: 8-9. Mais claro que isso, impossível!

4º Solo Christi - Somente Cristo
Somente Cristo como mediador entre Deus e os homens. Somente Cristo como caminho para salvação.
Jo. 14:16: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.”.

5º Soli Deo Gloria - Somente a Deus Glória
Alguém deve se lembrar dessa pergunta, é a primeira pergunta do Breve Catecismo: “qual o fim principal do
homem?”. A resposta: “Glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.”. A palavra ‘fim’ não quer dizer que o homem irá glorificar a Deus no final de sua vida; significa que o objetivo principal da existência do homem é glorificar a Deus. Certamente isto é um pouco diferente do que costumamos ouvir por aí: a busca pela satisfação pessoal, o homem como centro de todas as coisas. O que isso quer dizer? Que não devemos passar a nossa vida buscando as coisas que nos agradam. Devemos passar nossa vida buscando aquilo que agrada a Deus, afinal, devemos glórias e Ele e somente a Ele. É Deus quem deve ser glorificado através de nossas vidas, de nossas ações. Não devemos buscar glórias para nós mesmos, nem dar glórias a qualquer outro homem, semelhante a nós mesmos. Não devemos exaltar alguém por escrever bem, pregar bem, cantar bem, ou tocar bem algum instrumento qualquer. Devemos exaltar e glorificar aquele que fez todas as coisas, Deus. Mt. 5:16: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas
boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus".

QUAL FOI O RESULTADO DA REFORMA PROTESTANTE?
Um dos pontos de destaque da reforma é o fato de ela ter possibilitado um maior acesso à Bíblia, graças às traduções feitas por vários reformadores (entre eles o próprio Lutero) a partir do latim para as línguas nacionais. Tal liberdade fez com que fossem criados diversos grupos independentes, conhecidos como denominações. Nas primeiras décadas após a Reforma Protestante, surgiram diversos grupos, destacando o Luteranismo e as Igrejas Reformadas ou calvinistas (Presbiterianismo e Congregacionalismo). Nos séculos seguintes, surgiram outras denominações reformadas, com destaque para os Batistas e os Metodistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário